sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Xale Kani

Fui no Bongenie (loja de departamento) comprar um xale para trazer para o Rio (cheguei!!!) e vejo no fundo da loja um LINDO todo estampado!!! Ao perguntar o preço da peça tive uma surpresa: 6.800,00 francos suíços. Quis entender mais por que precificaram tão alto um artigo que pensei ser mais simples... A vendedora começou a me explicar, mas como não deu conta de responder todas as minhas perguntas, simpaticamente acabou se rendendo, foi no escritório pegou uma pasta, fez e me deu uma xerox que explica todo o procedimento!!!
Segue meu resumo:
O Kani é uma técnica especial de tecelagem praticada nas regiões indianas do Jammu e da Cachemira. Pode-se associar essa técnica com a da tapeçaria.
Por ser uma espécie de tecelagem, o artesão utiliza no mínimo 25 fios de cores diferentes.

Essa técnica vem desde o século XVII, quando os desenhos eram mais simples. Em meados do século XVIII acontece uma mudança na concepção dos xales, que passam a ter desenhos mais elaborados e intrincados como por exemplo: buquês de flores.
Tradicionalmente apenas homens com muito domínio e conhecimento do processo estão aptos a fazer; como se não bastasse, uma outra característica é fundamental: muita paciência. Na verdade um artesão só consegue tecer 2 cm por dia. Como o xale mede aproximadamente 2 metros são necessários de 3 a 5 anos para confeccionar um único exemplar.

As “cores do fundo” do Kani são naturais, isto é, são e permanecem da cor do pêlo da cabra na última tosa. Quanto mais clara for a cor, mais alto é o preço porque são mais raros de encontrar.
As cores dos desenhos são feitas à base de pigmentos encontrados na fauna e na flora da região onde é feita a tecelagem. A isso se adiciona o fato de que tudo é feito à mão de maneira artesanal fazendo com que cada xale Kani seja único e exclusivo.
Depois disso o preço fez mais sentido...mas continuou no expositor...

E Shatush? O que é isso mesmo???  Ahhh lembrei uma maldade que fazem com o pobre do chiru!!!!! 

Um ótimo final de semana e até segunda-feira. 


2 comentários:

  1. Olga, xales de Cashemira são realmente muito caros, eu já conhecia, são tão caros que são oferecidos como presente para nobres como as maranis (tem que ter um saldo prá lá de nobre também).
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!! Tereza esses xales com cara de tapete eu não conhecia não.... Mas são lindos!!!!! Tentei ver no Google o que são maranis... Não achei :((
      Cada vez gosto mais de vc.... ;))
      Beijos

      Excluir