segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Festa no Castelo


Há mais de um mês, estou sabendo que um grande amigo vinha para a Europa e que ficaria hospedado no castelo de um outro amigo. Tirando o curioso fato de se ter no grupo um amigo que tem um castelo na França, estava feliz de poder encontrar com eles durante o final de semana e claro conhecer o famoso lugar!!!

Até então isso era tudo que eu sabia; que dia 5 de outubro estaríamos na França encontrando essa turma.

Na quinta, véspera da viagem, Fabio me liga ao meio-dia dizendo:
- Acabei de falar com nosso anfitrião e perguntei qual seria o “dress code”.

Eu sabia que teríamos um concerto e no dia seguinte uma festinha; mas imaginei que uma bela calça com uma blusa transada resolveriam minha vida... Percebendo a aflição na voz do meu marido perguntei:
- E...
- Terno na sexta e blazer no sábado!!! Olga, você tem que ir bonitinha... 
Ele NUNCA me disse isso... 
Na linguagem do Fá, bonitinha deveria significar:
Vai ser arrumado à beça, pegue seus longos!!!!

Como por aqui, a quantidade de eventos desse tipo é ínfima, na última ida ao Brasil resolvi deixar as roupas mais bacanas lá; levei quase tudo. Por sorte, deixei uma saia de tafetá preta por aqui para qualquer emergência!!! Mas e a outra roupa???

- Ahhhh Fabio; você só pode estar brincando.
- Eu pensei a mesma coisa quando ele disse isso, quase falei: - pára de brincadeira!!!! Mas pelo visto a coisa vai ser grande; é a comemoração dos 70 anos dele!!!!
- Q U E  M A R A V I L H A!!!! (Querendo enforcar...) E você me avisa isso agora??? Estou saindo para o aniversário da Alberta, à tarde combinei de levar a Laura no centro e à noite tem o jantar das brasileiras. Ou seja, não vou ter tempo de sair para comprar NADA!!!!! Viajamos amanhã de manhã!!!!!

Nessas horas, o que consola é o seguinte:
Não vou conhecer ninguém mesmo... seja o que Deus quiser...

No fim do dia, desci na cave e achei um vestido que nem lembrava estar aqui. Foi ele que me salvou... Apesar de arrastar no chão e TODOS os sapatos altos estarem no Rio, resolvi ir com ele mesmo assim.

Nunca em 1000 anos pensei que teria um final de semana tão surreal e diferente ao que estamos acostumados...

À noite, nos arrumamos para o concerto de música clássica que seria na igreja... Chopin, Debussy e outros... Na saída, fomos convidados para um jantar na casa dele; sabíamos que o “famoso castelo” seria no dia seguinte...

Chegando na “casa”, fiquei com uma certa dificuldade em me situar, de saber aonde eu estava...  Aquilo não tinha cara de casa...
Primeiro passamos por um portão GIGANTESCO; com portas de 6 metros de altura com argolas de ferro pesadas. No pátio, uma escultura de mármore com uma escadaria que nos conduzia ao andar de cima...

Peraí, aonde eu estou? Que lugar é esse? Nosso amigo, além de um castelo, tem um PALÁCIO?
A melhor descrição, é a de Versailles em miniatura!!! Miniatura para Versailles, mas para qualquer um, um palácio imenso!!!!
TUDO IMACULADAMENTE CONSERVADO!!!! COM CARA DE NOVOOOO!!!! Lindo!!!! A biblioteca tinha uma parte trancada, com livros de 1200 que só podem ser vistos colocando luva!!!
Vou confessar que não fiz meu dever de casa direito, deveria ter feito mais perguntas, mas estava tão bombardeada de informação visual, que resolvi apenas curtir o que ví.
 Lá pelas tantas ouvi alguém dizer. Esse quadro daqui é um Renoir; esse daqui... e apontando para outro continuou a falar... aí já não consegui ouvir mais nada, foram se afastando...
O pé direito era de 8 metros, por aí dá para ter uma noção do tamanho das telas. Fiquei imaginando a quantidade de obras que vi espalhadas pelos salões, quartos, biblioteca... E a quantidade de tecidos originais brocados??? E os móveis??? E as tapeçarias e adornos???? 
O lugar simplesmente não tem preço, eu estava num pedaço da história...

Durante o jantar, me contaram que a avó do nosso anfitrião, depois de se indispor com o bispo da igreja, resolveu construir sua própria catedral (aonde foi o concerto)!!! SIMPLES ASSIM!!!!

No dia seguinte, a comemoração seria para um grupo menor ainda; um jantar sentado para 70 pessoas. Todos pegamos os carros e dirigimos em direção ao campo.
Como todo bom castelo, esse também se situava no alto da colina e tinha em um dos jardins, aquele labirinto de arbustos bem característico; além de sala das armas, armaduras, biblioteca, quartos e mais quartos... Se não me engano, mais de 40...

O jantar foi numa mesa em U para 70; com lugares marcados e intercalando um homem e uma mulher; sendo assim, ao meu lado, puseram o “príncipe”; o filho de nosso amigo, já na casa dos 30. A mulherada ACOMPANHADA, ostensivamente jogando charme para o moço... e eu estrategicamente posicionada vendo tudo... UM ESCÂNDALO!!!! Me senti transportada no tempo; mais precisamente na corte, com direito a assistir flertes proibidos e tudo... 
O pai, que adora o Fabio, depois me contou ter posto o rapaz na frente dele, na esperança de que comecem uma amizade...

Vinhos de 1971 eram servidos como se fossem água e as rolhas de champanhe estouravam que nem fogos de artifício. Qualquer dúvida que eu tinha, lá ia eu me consultar com o “príncipe”; que apesar de ser francês, fala português fluente, pois há poucos anos está morando no Brasil.
Durante o jantar contou que um dos vinhos servidos, foi feito na vinícola deles (claro!), que o castelo começou a ser construído no século XIII e que o senhor que levantou para fazer o brinde era um velho amigo da família, que se empolgou, fez o discurso em italiano (sim, o moço também falava italiano) e começou a falar DELE próprio. O melhor foi quando eu perguntei o que ele fazia no Brasil e ele sério respondeu:
- Baladas e drogas.
Depois começou a rir...

Para garantir a privacidade de nossos amigos, não vou colocar fotos... Me arrependo de não ter feito uma do jantar no salão principal... A mesa estava escandalosamente bonita; decorada em vermelho e servida à francesa com os empregados de libré. 

No dia seguinte, os convidados fariam um passeio pelas vinícolas, mas acabamos cedendo aos apelos das pequenas e voltando para casa; estamos há 4 horas de carro. Recebemos um novo convite para voltar, só que desta vez levando as fofas.

 Dessa experiência, além de tudo acima descrito, levamos conosco 3 novos amigos “de infância”; mas esses quem sabe não viram um post???

10 comentários:

  1. Ai que espetaculo! adorooooo tudo ligado à realeza!!! ate nisso somos almas gemeas!!

    ResponderExcluir
  2. Eu vou confessar que toh mais para a anarquia.... o que em seu significado literal significa: sem governo; o estado de um povo sem autoridade constituida... Se FUNCIONASSE assim, essa seria a minha UTOPIA!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olga!!
    Que maravilha, mas nenhuma foto??Ok, consigo imaginar...
    Palácio do séc XIII, invejinha kkkk
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Enquanto uns querem aparecer, outros querem desaparecer... ;)) Bjs

      Excluir
  4. Amiga,que delicia estar num ambiente que nos remete a outro século.
    Deve ter sido uma viagem no tempo desconhecido.
    A vida nos da presentes e encontros maravilhosos....
    Pergunta, vc estava linda ???? Os convidados estavam bem vestidos?
    Bjs no coração
    ALWS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma delicia mesmo... Tudo estava perfeito!!!! Todos de acordo, inclusive eu!!! ;) Beijos fofa

      Excluir
  5. Amiga, só você mesmo!! Sou como a Didi, acho que em outras vidas devo ter sido uma "Royal"...Amei seu programinha bem "básico" kkkk e principalmente sua descrição (e discrição, visto que estamos loucas pra saber quem são os personagens). bjs

    ResponderExcluir
  6. Olga, que experiência, não?
    Você, com sua desenvoltura, se saiu super bem, tão bem, que me lembrou uma frase de Fernando Pessoa que diz: "Eu sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.".
    Adoro vir até aqui.
    Beijos
    Tereza



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inesquecivel Tereza....
      Beijos e adorei a frase, não conhecia...
      Obrigada por me apresentar!!!

      Excluir