segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vale D'Aosta

Para quem mora em Genebra, ir para o Vale d’Aosta é conveniente; pois em uma hora e meia, de porta à porta de carro, “passa-se” por 3 países diferentes (Suíça, França e Itália). Para nós que estamos morando aqui é  gostoso dar uma escapada e eventualmente estar sob influência latina e com boa gastronomia, já que em qualquer esquina, se encontra uma cantina e se come no mínimo, uma refeição nota 7.

Adoro risoto e fico pasma com a dificuldade que a maioria dos restaurantes pelo globo, tem em acertar aquele ponto perfeito do al dente. Isso lá praticamente não acontece...

A companhia “make or break” uma viagem e tivemos muita sorte!! Fomos com dois amigos que moram em Israel. Um deles, veio dar uma palestra sobre os refugiados do Sudão, Eritréia e outros países africanos, que migram para Israel em busca de asilo e fazem a travessia à pé pelo deserto do Sinai (mais de 1.000 km passando pelo Egito até chegar em Israel). Muitos são explorados pelos beduínos da região em troca de ajuda para chegar a fronteira. Várias mulheres são violentadas sexualmente e chegam em Israel grávidas. Os que conseguem, se vêem apenas com a roupa do corpo, sem um tostão e não falando uma palavra de hebraico. A função do nosso amigo é reinserir essas pessoas na sociedade... Pois é... tem muita gente legal no mundo e foi um prazer conhecer esse “anjo” que dedica a vida a trabalhar com minorias... LINDO trabalho!!! Depois da palestra na ONU, que foi um sucesso, começamos nossa viagem!!!!

Passamos por Courmayer (Itália) que é uma graça e fomos para o nosso destino que era La Salle. O outro amigo, esse já de LONGA data, não teve filhos e resolveu perturbar as nossas filhas...

Como? Colocando medo nelas. O hotel tinha uma vibe completamente fantasmagórica. Sabe aqueles retratos que eram pintados em 1850? Pois o hotel era cheio desses espalhados por TUDO!!!! A peste resolveu dizer para as meninas que à noite, se elas olhassem bem, os olhos dos quadros se mexeriam. Pronto!!! Bastou para que elas não quisessem mais andar pelo hotel sozinhas... Só andavam em pares...

No restaurante do hotel, comi o melhor risoto da vida. Um muiiiito light de queijo fundido aromatizado com bacon.

A intenção da viagem era ver o Vale, para quem gosta desse tipo de formação geográfica é de cair o queixo. O outro objetivo era subir nos dois teleféricos e estar no ponto mais alto da Europa (Mont-Blanc) e aproveitar o visual. Subimos no último dia do verão (22 de setembro) e lá em cima fazia 5 graus e muita neve. Portanto, a dica de ouro é: LEVEM CASACO em qualquer estação do ano!

No mais, a viagem foi ótima e já avisei que com esses dois vou até para Marte!!!!

Deixo umas fotos:
Vista do Quarto

No Topo...
Adorei a idéia desse banco de snowboard

Laurinha entre o anjo (azul) e o diabo (vermelho):
Edy, Laura e Yiftach

Hotel:

Aqui, disponibilizo um link sobre a questão da travessia, mas vou logo avisando que EU NÃO TIVE ESTÔMAGO para assistir o vídeo inteiro; apenas ouvi!!! Me deu uma tristeza profunda...
Mas é fundamental “sair da bolha” e saber o que rola por aí... AVISO AS IMAGENS SÃO CHOCANTES; in a very bad way...  :
Para quem quiser sair da bolha...

Por último, a título de curiosidade o link da ONG que o Yiftach fundou: