quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Volta por Cima


Estamos hospedando amigos de SP e Israel e no jantar um deles me disse:

- Olga, você tinha que conhecer uma amigona minha que eu adoro chamada Mara Gabrilli. Ela tem uma coluna na TPM; a revista feminina da TRIP e um programa na Rádio Eldorado FM. Seu jeito de escrever me lembra o dela; a gente sente que vocês escrevem com o coração.
- Obrigada!!! Me fala mais dessa amiga!
- Conheço há séculos!!! Uma pessoa como poucas... Tem uma ONG chamada: Projeto Primeiro Passo.
Aos 26 anos, teve um acidente de carro e ficou tetraplégica.

Eu em silêncio e com pesar, imaginei como deveria ser a vida com uma limitação dessas...

Ele rapidamente me tranqüilizou dizendo que a amiga é totalmente de bem com a vida e me mostrou uma entrevista que dá uma noção sobre ela:

“No dia 21 de agosto de 1994, Mara estava em Trindade, Rio de Janeiro, acompanhada do namorado e do melhor amigo numa viagem de fim de semana. A moça de 26 anos acordou mais cedo e foi sozinha até a praia. Estava triste. Entre outras queixas, o relacionamento não ia bem. Sentada na areia, olhando fixamente para o sol, pediu a Deus para que sua vida mudasse de rumo.

Cerca de 12 horas depois o pedido foi atendido. Correndo um pouco mais do que devia, o namorado perdeu o controle do carro num trecho da serra chamado não por acaso “curva da morte”, e despencou 15 metros barranco abaixo. Durante uma das capotadas, Mara quebrou o pescoço. Desde então, ficou tetraplégica e depende de assistência 24 horas por dia, inclusive para mudar de posição na cama.  
Alguns capítulos desta história você provavelmente conheça em palavras da protagonista, registradas na última página desta publicação desde a primeira edição da TPM, em maio de 2001. Dona da coluna Um Pensamento, é psicóloga, publicitária, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo e fundadora da ONG Projeto Primeiro (há 7 anos se transformou no Instituto Mara Gabrilli). Ficou também conhecida como “modelo” porque, ironicamente, depois de perder os movimentos do pescoço para baixo, ilustrou as páginas da nossa irmã mais velha, a revista Trip, no primeiro ensaio sensual de uma tetraplégica no Brasil. Era setembro de 2000.”

Deixo um link com o resto da reportagem, uma entrevista muito interessante, onde ela conta sobre o acidente, pipi, cocô e até sexo!!!!

Eu virei fã. Essa entrevista é de 2006; depois disso Mara se tornou deputada federal e obteve a honrosa posição de terceira melhor deputada do Brasil (Revista Veja Janeiro de 2012).
Mara conseguiu significativas melhorias na vida dos cadeirantes e espalha o bem por onde passa.

Assisti várias entrevistas dela no Youtube. No Jô Soares, na Marília Gabriela e outros... Li entrevistas dando search no Google, peguei umas informações de cocheira com amigos de SP e agora escrevo as minhas observações gerais:

Ela conta com assistência diária (24x7) de uma equipe de enfermeiras e fisioterapeutas. Vendo as fotos da TRIP; entendi porque o corpo dela, não tem aquela atrofia que é comum quando não se exercita os membros. Ela deve ser estimulada através de massagens e muita fisioterapia. Disse que após o acidente, queria trabalhar com algo, mas não com o objetivo de ganhar dinheiro; achava um objetivo por si só muito VAZIO. Daí surgiu a idéia da ONG.

Nasceu em uma família abastada paulistana, o pai é dono de empresa de ônibus . Para se locomover, além do carro, conta com seu próprio helicóptero. A cadeira de rodas que usa, ao acionar um botão, levanta e fica na vertical (nunca tinha visto, é incrível!!!). A cadeira tem uma estrutura de sustentação que a deixa em pé. Apesar de não ter os movimentos do pescoço para baixo, diz ter sensações de prazer e fisiológicas (sabe exatamente quando precisa ir ao banheiro).
Tem namorado, muitos amigos e a pessoa favorita na vida é o irmão; inclusive foi através do irmão, que ainda garota conheceu nosso amigo!

Um lição de TUDO!!!!! Humildade, bondade, generosidade e grandiosidade!!!!!! Recomendo que leiam sobre a vida dela, seu trabalho e entrevistas na internet!!!!! Dá uma sensação boa de que nem tudo esta perdido quando se fala em política e poder!!!!!

De tudo que li e escutei, o que mais me sensibilizou, foi quando perguntada sobre a maior tristeza da vida e ela dizer não ser o acidente... 


4 comentários:

  1. Emocionante. Indeed. Obrigado pelo presente. Bjs, Foguinho

    ResponderExcluir
  2. Meu amigãooooo!!!!! Que saudadesssss!!!! Não sabia que você acompanhava o Show de Truman!!! ;))
    Te desejo todos os seus desejos e que sua vida seja sempre maravilhosa com a gente ao seu lado!!!!
    Um beijo cheeeeiioooo de carinho,
    Sua BFF ;))

    ResponderExcluir
  3. Cara Olga, boa tarde. Trabalho com a Mara Gabrilli e a pedido dela gostaria de conversar com você.

    Por favor, me passe seu email. O meu é aperri@maragabrilli.com.br

    Obrigada. Um abraço, Adriana

    ResponderExcluir