sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Compulsive Hoarders


Aos 15 anos fiz intercâmbio nos EUA. Minha melhor amiga se chamava April e sempre estávamos juntas. Eu já havia convidado-a várias vezes na minha casa e ela nunca me convidava de volta.
Um dia resolvi perguntar se ela tinha algum motivo especial para não me convidar e ela abaixando a cabeça disse que tinha vergonha... Insisti tanto que ela finalmente cedeu e então eu pude compreender...

Vocês já ouviram falar em hoarder?
Alguém que acumula compulsivamente? Um transtorno mental caracterizado por uma necessidade obsessiva de adquirir e manter coisas, mesmo se os itens são inúteis, perigosos ou insalubres.
Mais de 3,2 milhões de pessoas no mundo são compulsive hoarders.

Ao entrar na casa da minha amiga uma triste surpresa; a sala estava LOTADA de tranqueiras. Pilhas de jornais antigos, revistas, roupas, panelas, o sofá mal dava para ver e era difícil andar... Fiquei pensando em como uma adolescente poderia viver em condições assim. April perdeu o pai aos 10 anos num acidente de carro e a mãe que sempre gostou de colecionar itens, começou a guardar tudo com medo de que um dia pudessem precisar. Pesquisando o assunto, descobri que geralmente acontece após um trauma grande.

Hoarding parece ser mais comum em pessoas com distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão, déficit de atenção e hiperatividade.
Existe um escalonamento para a doença, que quando se apresenta em um nível muito alto pode causar incêndios, lesões por tropeçar na bagunça, ratos, baratas.... Eu não sei se estou me fazendo entender... Imagine uma pessoa que pede um jantar no Mac Donalds e largue os restos do sanduíche ao Deus dará... A casa já tem tanto lixo que mais um menos um... Até porque a embalagem pode ser útil para fazer artesanato. Parece loucura? Mas é real.
É uma doença silenciosa, porque o hoarder faz de TUDO para não ser decoberto. Ele tem vida “normal”. Trabalha e até possue amigos, mas não os convidam em sua casa. Sempre inventam uma desculpa...
Como fazia minha amiga April...

Outras coisas que guardam: lixo eletrônico, roupas que poderão usar um dia, coisas quebradas e como mencionei acima, até lixo.
A casa vai sendo tomada por objetos, e pilhas vão se formando, ficando cada vez mais difícil circular pelos ambientes. É comum vê-los dormindo no chão, ou melhor em cima de pilhas, porque as camas estão cheias de cacarecos.

As cozinhas não podem ser utilizadas na preparação de alimentos, geladeiras cheias até a borda com comida podre; cadeiras e sofás que não podem ser utilizados; banheiros imundos... A doença causa sofrimento e incapacidade. Por exemplo:
- Não permitem que família e amigos ou profissionais de reparos e manutenção entrem; pois a desordem é tamanha que se sentem envergonhados.
- Mantém as cortinas fechadas para que ninguém veja o interior.
- Brigam constantemente com os familiares que querem se livrar das tralhas...
- Se encontram em RISCO PERMANENTE de incêndio, quedas (fraturas) ou despejo; se forem denunciados por vizinhos tem um prazo para se enquadrarem nas regras de salubridade e se vêem condenados ao seu maior tormento; se desfazer do que acumularam.

Normalmente ocorre em pessoas mais velhas; em jovens é raríssimo. Assisti um programa em que o psicólogo, junto com a família tentava ajudar um senhor que tinha sido denunciado e corria risco de despejo. A dificuldade daquele homem para se desvencilhar de UM prego; era gigante. Foi um trabalho de convencimento; era isso ou o despejo!

Esse texto se refere ao grau mais alto, mas como eu nunca ouvi ninguém falar sobre o assunto, achei que fosse interessante; apesar de deprimente, ser compartilhado. Acredite se quiser, mas ainda não foi catalogada como doença; é considerada TOC!!! Estão se debruçando sobre o assunto agora em 2012 finalmente!!!! E pensar que testemunhei isso...

Fonte: Internet

Para quem é São Tomé, coloquei um vídeo do YouTube de 9 minutos de duração sobre o assunto:

2 comentários:

  1. Na GNT passa um programa onde duas senhoras são chamadas em casas de pessoas que costumam acumular coisas ou animais e colocam tudo em ordem - é impressionante o estado em que ficam estas pessoas, quase surtam quando percebem que grande parte do que guardam vai direto para o lixo.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  2. Tereza eu definitivamente deveria assistir o GNT; volta e meia aparece um assunto interessante! Bjs

    ResponderExcluir