sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Formando Leitores


Eu fico "passada" com quem diz não ter tempo de ler!!!! Meu pai fez uma lavagem cerebral tão grande na gente que deu certo!!! Me lembro dele dizer:
-Ler é prazer!
Ou então
- Quem lê um livro sempre tem companhia.
E a mais clássica:
- Minha filha, você deve desenvolver a leitura como um hobby para quando ficar velhinha. Um óculos, um livro e uma boa cadeira de balanço te transportam para qualquer lugar... 

Mês passado li essa declaração na Revista Forbes que automaticamente me remeteu a infância. Achei interessante e agora passo para vocês:

“ Às vezes recebemos cartas de empresários que dizem que estão ocupados demais para ler. O homem que não tem tempo para ler nunca poderá liderar. O executivo que aspira ao sucesso deve manter-se bem informado. Sua leitura não deve ser limitada a relatórios de seu negócio em sua mesa ou manchetes de jornal.
Ele deve estudar o que está acontecendo ao longo de seu país e em todo o mundo. Ele não deve permanecer cego para a evolução financeira, industrial, econômica, evoluções, revoluções.”
                                                                                B.C. Forbes


Ontem quis escrever sobre o assunto e entrei na internet para pesquisar formas de desenvolver o hábito da leitura em crianças. Aqui em casa acabamos fazendo por instinto e deu certo. O famoso “o fruto não cai longe do pé”.

O MAIS curioso é que em poucas matérias, diziam como é importante os filhos VEREM os pais lendo!!!! Davam várias dicas e a mais básica nem era mencionada... Cresci numa casa de leitores vorazes e me tornei uma, acabou entrando por osmose. Mas e quem não é??? A resposta mais típica de crianças pouco incentivadas é: Livro é chato!!!!! Faça o teste com suas crianças. Se a resposta for essa, acione o alarme e mãos à obra!!!!

Pai e mãe são as pessoas que mais influenciam na educação dos filhos e um dos nossos muitos papéis é incentivá-los a gostar de ler... Somos seus modelos querendo ou não... O que eles observam, repetem...

Descobri um "endereço" que gostei chamado Criança Genial – Um blog de gente pequena feito para gente GRANDE!! Fiquei esperançosa ao ver a quantidade de acessos; mais de 3,4 milhões!!! Um bom começo... Quem quiser conferir... 
Eles falam (mais de uma vez) sobre a importância dos filhos verem os pais lendo!!!   

Links:
Como despertar na criança o interesse pela leitura:

Nove dicas para incentivar e ensinar as crianças a lerem:

http://criancagenial.blogspot.ch/2008/03/inove-dicas-para-incentivar-e-ensinar.html

Para quem gosta de ler em inglês; uma boa palavra-chave de pesquisa no Google  é:
"Growing Readers"!!!!! 

Um bom final de semana e segunda volto com moda, viagem, crônica e muito mais...

2 comentários:

  1. Que máximo, vou entrar em todos..obrigada linda!

    ResponderExcluir
  2. Beta, veja sim, é bom de vez em quando contar com uma "ajuda externa"! Faz o teste... Beijão paixão!!!

    ResponderExcluir