sexta-feira, 6 de julho de 2012

Harmonia das Cores



Cheguei no Rio na sexta passada e no sábado já estava fazendo o curso de Harmonia das Cores da Cristiana Pinheiro Guimarães.

Uma amiga perguntou:

-       Mas o que vc vai aprender especificamente?

-       Não sei, mas gosto tanto da Cris que qualquer coisa que ela faça eu quero prestigiar e sei que sempre vou aprender algo.

Fechamos a aula ainda em Genebra e nem quis saber exatamente o que era.

Ela adora moda e os exemplos foram dados com roupas e assessórios, mas os ensinamentos podem ser aplicados à decoração, arte, design...

Divertida e dinâmica, estudou a fundo o assunto, fala um pouco de história e da aplicação da psicologia no estudo das cores.
Não sabia o quanto elas “falavam”... Vou dar um único exemplo do significado e da mensagem que transmitem, pois não quero estragar a aula da minha amiga...Vou pegar uma que é muito usada:

Preto: forte clássico, elegante, misterioso, poderoso. Permite a auto análise, introspecção. Pode significar também dignidade e está associado ao mistério. Também remete ao medo e à morte.

Quando usar preto? Quando precisar passar a sua opinião sem ser persuadido pela opinião dos outros. Quando quiser ficar no controle da situação e passar uma imagem autoritária.

Quando evitar? Quando estiver se sentindo deprimido pois essa cor te mantém distante da ajuda dos outros.

Por falar em preto, sabia que existem 3 cores que não vão tão bem quando o assunto é preto? Achava que combinava com tudo não é???
Mas se a proporção da combinação for de 50% preto com uma dessas cores que não revelo nem sob tortura... é de doer o olho... Ela mostra o exemplo na prática e substitui o preto por cinza e fica tão mais agradável aos olhos...

Finalmente você vai entender porque gosta tanto daquela blusa salmão ou azul petróleo engavetada no armário e não consegue usar...
Outro mistério esclarecido é por que nos achamos LINDAS com uma roupa que usamos num dia e na semana seguinte se queremos usar o mesmo modelito que deu certo, nos achamos esquisitas e pensamos: Como é que eu me achei tão bem com essa roupa e agora estou me achando estranha?

Quer descobrir esse e outros segredinhos?
Ela tem a resposta!!!!

2 comentários:

  1. Ah, Olga, eu adoraria participar de um curso como este.
    Li muito sobre cromoterapia e os efeitos que tem sobre nossas vidas - porque gostamos tanto de certas cores, que cores usar em hospitais, clinicas e asilos, por exemplo, o bem que pode fazer e o quanto ajuda na recuperação, assim como quais cores usar e quais não usar na cozinha, na sala de jantar, nos quartos e nas salas, impressionante como funciona mesmo.
    Agora sobre o preto, eu não sabia que deve ser usado quando se quer dominar uma situação - acho que por isso uso tanto, sou mandona prá valer, hehe.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser por isso que eu adoro preto também.... rsrsrsrsrs!!! Mais uma similaridade!!!!! Bjs

      Excluir