quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Vizinha do 101

Vou contar um caso que aconteceu comigo e que pode economizar dor de cabeça para muita gente...

Quando ainda morava no Brasil, ao sair para levar minha filha na natação, na portaria do prédio, vejo uma senhora sentada no sofá arrumando a bolsa. Laurinha olhou para ela e começou a sorrir. Ela perguntou se nos éramos moradoras e engrenamos um assunto...
Disse que tinha acabado de fazer uma entrevista de emprego, mas que a dona da casa precisava de alguém aos sábados; coisa que ela não queria. Eu disse que coincidentemente também precisava de alguém mas só de segunda à sexta.
Vendo aquela mulher com um semblante tão bom, dentro do prédio e saída de outro apartamento, convidei-a para subir e disse que poderíamos fazer uma entrevista naquela mesma hora.
O papo fluiu fácil e ela disse estar precisando muito de emprego. Que durante 20 anos trabalhou para uma família, junto com a cunhada que estava na mesma casa há 25 anos. Explicou que o antigo empregador teve problemas financeiros e se viu obrigado à enxugar custos. Sendo assim, permaneceu com a cunhada que estava há mais tempo, priorizando anterioridade no serviço e ela acabou sendo sacrificada.
Fiquei aliviada de ter encontrado uma pessoa tão boa e de tantas qualidades. Combinamos que começaria na segunda.
Chegou no horário marcado e rapidamente dei as boas vindas indo para a ginástica.
Quarenta minutos se passam e a babá me liga chorando:
-       Dona Olga, a empregada nova roubou aquela bolsa de viagem que a senhora me deu.
-       Como assim Geralda?
-       Tirou minhas coisas que estavam dentro e foi embora.
-       Quem iria querer levar uma bolsa vazia? Deve ser um mal entendido...
-       Não é não, o porteiro disse que ela saiu carregando algo pesado.
-       Estou indo para aí, fica calma.
O prédio tinha câmera no elevador, ao chegar o porteiro estava olhando a gravação.
A cena era a da minha nova ajudante carregando com muito esforço a bolsa de viagem da Geralda. Fiquei pensando o que ela poderia ter levado... Quando me lembrei que um amigo de brincadeira nos deu de presente um cofre daqueles grandes, que podem ser chumbados na parede. O nosso não era e ficava dentro do meu closet. Dentro, apenas nossos passaportes e MAIS NADA!!!!! Foi só o que ela levou!!!!!
Fiquei indignada e tive dois insights. O primeiro falar com a moradora que a entrevistou e o segundo dar queixa na policia, para que não acontecesse com mais ninguém.
Lá fui eu tocar no oitavo andar. A moradora, me disse que já na entrevista desconfiou ao pedir os documentos. Ela apresentou somente um CPF, dizendo que traria o restante depois.
Eu perguntei:
-       Mas vc não precisava dela aos sábados?
-       Não...
-       Como ela veio parar na sua casa?
-       Minha empregada indicou...  

Fiquei sem entender, mas estava tão preocupada em dar parte na polícia que deixei essa peça do quebra cabeça faltando...

A gatuna, percebendo a desconfiança da minha vizinha, me achou uma presa mais fácil, pois nem me incomodei com o fato dela só me apresentar os documentos na segunda. Afinal, pensei, ela já havia sido triada...

Chegando na delegacia do Leblon, ao falar com o delegado, ele me disse:
-       Ando na cola dessa mulher mas não consigo pegar... Ela age na Zona Sul, preferencialmente nos bairros da Gávea e do Leblon e já chegou a dar um rombo de 200 mil dólares em uma das casas. Estou até escrevendo um livro sobre ela chamado:
    A Vizinha do 101.
-       Mas como ela consegue as referências???
-       Ela aborda as empregadas que estão saindo dos respectivos trabalhos no ponto do ônibus com a seguinte história:
Diz que acabou de ficar viúva, que nunca trabalhou em casa de família, que o marido é quem sempre pagou as contas e que de uma hora para outra se viu sem nada. Pedia para por favor para as moças indicarem ela dizendo que era amiga de muitos anos e que era de extrema confiança. Como todo bom vigarista, ela tinha uma lábia sensacional, uma aparência melhor ainda e dizia saber fazer tudo e muito bem!!!!
Foi assim que parou no meu prédio... Depois fui conferir com a moradora e a versão batia...
Agora bem feito para essa mulher, queria ver a cara dela abrindo o cofre e encontrando... 4 PASSAPORTES!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário