quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sueca de Alma



De todas os países que conheci, o que mais admiro é a Suécia. Lá ninguém é escandalosamente pobre nem rico, os homens tem direito a até 6 meses de licença maternidade e para os desempregados; uma ajuda de custo com uma pequena verba destinada a lazer!!!!!

Inacreditável, porém real!!!!



Posso dizer que se respira moda em Estocolmo; ô povinho para SABER se vestir!!!! Mas nada de “show off”!!! Nada desses exageros a que nossos olhos infelizmente são expostos... 
São elegantes e frugais!!!
A moda nórdica, para mim, disparada é a mais sensacional.

Berço de lojas transadas como Fillipa K, Tiger of Sweden, 
J Lindeberg, Monki, Acne e Cheap Monday são alguns exemplos de como se vestir bem, sem comprometer o orçamento!!!!

No trabalho os suecos seguem um estilo de hierarquia flat. Ninguém é avaliado pela sua imagem e sim pela qualidade do trabalho produzido. As pessoas cumprem uma carga horária de 40 horas semanais e existe flexibilidade, podendo ser feitas compensações. Hoje trabalho 5 horas, amanhã 11.
Uma outra curiosidade é que geralmente aos 18 anos os jovens saem de casa para as universidades e quem não sai, na maioria dos casos começa a contribuir com o orçamento familiar alugando o próprio quarto. Isso dá uma sensação de independência e o resultado disso reflete no desenvolvimento do país.

Apesar dessa “rigidez”, o sueco é um povo que dá muita importância à família tendo uma política  orientada para family-first e é muito comum trabalharem de casa quando um filho está doente.

Agora o que me fez levantar e bater palmas, foi uma matéria que li na Folha de São Paulo;

Suecos criam horários especiais para notívagos:

Uma revolução social com a introdução da chamada “Sociedade B” - uma sociedade que leva em conta os diferentes ritmos biológicos dos indivíduos para introduzir horários alternativos de funcionamento para escolas, locais de trabalho, universidades e organizações.
(Foi criada na Dinamarca e a Suécia rapidamente aderiu.)

"Por que precisamos trabalhar todos no mesmo horário e enfrentar os mesmos engarrafamentos?", pergunta o manifesto do movimento B-Samfundet ("Sociedade B"). "Por que temos de correr ao mesmo tempo para pegar as crianças na escola antes que elas fechem? Por que tudo tem de funcionar nos mesmos ritmos e horários se isso causa problemas gigantescos na infra-estrutura da sociedade?"
Segundo os criadores, esse é um movimento contra a tirania do despertador, que ao mesmo tempo se encaixa no debate sobre a criação de uma sociedade de horários mais flexíveis, com maior equilíbrio entre trabalho e lazer -e melhor qualidade de vida.
"Nosso objetivo é acabar com as rígidas disciplinas de horário da sociedade industrial, em que todos chegam ao mesmo tempo e saem na mesma hora", disse em entrevista à BBC Brasil Erika Augustinsson, vice-presidente do B-Samfundet. "Vivemos em uma nova sociedade e queremos criar um novo jeito de viver, que respeite também os diferentes ritmos internos das pessoas", acrescentou.


Acho que se os países nórdicos fossem um signo, seriam aquário; “one step ahead” em relação aos outros...

6 comentários:

  1. Olga, gostei da dica da Suecia, ainda mais que estando perto, da vontade de programar um escape para la!. Que hotel vc ficou? Cidade? etc? Dicas!!
    Muito obrigada and Keep Writing..!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Veronica, fiquei em Estocolmo e tive a sorte de ser convidada para ficar em um anexo do Palacio da Rainha em Gamla Stan (Cidade Antiga). O museu Nobel é imperdivel e o melhor é a lojinha... cada invenção. Lanterna movida a fricção é um dos exemplos!!!! Experimente a Semla (não é muito gostoso) mas é muito tipico e os suecos tomam de café da manha com leite. Parece um profiterole com creme dentro. Skansen Museum; remontam a Suécia de 1800 e é a céu aberto, com pessoas a carater. Vai ver tb o barco viking encontrado e que estava naufragado no Vasa Museum.... Estando lah, assista um concerto tb!!!!

      Excluir
  2. Os países nórdicos são realmente os primeiros da fila do primeiro mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!!! Para quem não sabe, o imposto lah é mais de 50%, mas as pessoas pagam sem reclamar, pois sabem que tudo funciona!!!!

      Excluir
  3. Olga,
    Adorei este post! Sabe que a Suécia, apesar desta maravilha toda, é uma das campeães mundiais em suicídio? Vai entender...
    Qto aos horários, acho que esta tendência já está mesmo acontencendo. Com a tecnologia, ficou fácil. Mas, vc falou em escola... Acho que aí nâo dá para mudar, as crianças vão continuar precisando se encontrar no mundo real.

    Bj

    Ana Luiza Badaró

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia sim Ana, mas acredito piamente que tenha uma relação com o clima... Aqui (Suiça) é muito comum a depressão de Novembro... Quando ainda não tem neve, nem a beleza do outono... Quanto a escola, soh o tempo vai nos dizer; o mundo real existirah, soh que das 20:00 as 8:00 am; mas antes disso acontecer a idéia tem que vingar...

      Excluir